segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Liceu Nacional

Começa o ano lectivo no Liceu Nacional. No ano em que comemora o seu 40.º aniversário de existência, o Liceu começa com cara lavada: salas pintadas, pátio arranjado e nova direcção.

O Liceu Nacional é, em São Tomé e Príncipe, a escola mais importante e mais significativa do sistema de ensino são-tomense. Com mais de seis mil alunos, quase duzentos professores e 5 níveis (da 7.ª à 11.ª Classes), a sua gestão é, no mínimo, complexa.

As turmas apresentam sempre números respeitáveis. Nas duas que conheci hoje, uma terá 58 alunos e a outra 47. Números capazes de fazer arrancar os cabelos a qualquer professor em Portugal (e se estivermos a falar de uma 7.ª classe os números rondam os 80...).

Como é óbvio a realidade aqui é um pouco diferente. As dificuldades logísticas são tremendas, e o esforço vocal significativo. Mas no que concerne ao comportamento, sei, sem sombra de dúvida, que jamais terei meninos como estes.

Começa o vai e vem de alunos em uniforme; a tentativa, nem sempre bem sucedida, de recordar e pronunciar nomes que, na maior parte dos casos, só aqui seria possível encontrar; a rotina de começar a trabalhar às sete da manhã com o sol bem quente dos trópicos e o som do mar que, pela janela, nos embala enquanto ditamos o sumário: "Lição n.º 1, dia 6 de Outubro de 2008..."


1 comentário:

Anónimo disse...

Mr. Lekker!!
Mucha suerte con los nuevos alumnos, seguro responden efectivamente a las miradas punzantes de disciplina :-). Un abrazo!
PE