segunda-feira, 21 de abril de 2008

Kim Il Sung

Na renovação da Biblioteca do Liceu Nacional de São Tomé encontrei alguns exemplares de livros que, sendo de outra era, quase parecem de outro planeta.
jjjjj
Desde a independência, em 75, até 91, São Tomé foi uma República Democrática como tantas outras que pulularam por esse planeta. Aliás, o nome oficial não perdeu ainda essa designação. Nesse sentido, a vida política e educativa deste país foi totalmente moldada pela visão marxista-leninista que procurava fundar uma nova sociedade e um novo homem. Os programas educativos baseavam-se na experiência cubana, havendo mesmo um número significativo de professores vindos da terra de Fidel.
yyy
Ao renovar o conteúdo e o espaço da biblioteca foi possível encontrar algumas preciosidades e verdadeiras relíquias desse tempo. Desde os clássicos Marx, Lénine e Engels, editados pelas Edições Progresso de Moscovo, passando por Kim Il Sung ou Fidel, ou ainda vários outros com nomes perfeitamente impronunciáveis e que nos deleitam com as suas análises acerca do materialismo dialéctico ou da produção agrícola e industrial na URSS. É possível também encontrar alguns romances, como o que deveria ser sem dúvida um clássico, "Brilhantes para a ditadura do proletariado"...
ddd
Ao passar os olhos por alguns destes livros não consigo deixar de ficar admirado pelo próximo que estes pensamentos estão de nós. E quão irreais me parecem. Uma realidade que se transforma e, na maior parte dos casos, se torna mais um apêndice nos seus livros de história.
eee
Quanto a mim, acho que os meninos no Liceu Nacional precisam de menos marxismo e de uma nova cara na sua biblioteca. Por isso uma boa parte dos livros que por lá andavam vão ser vendidos e substituídos por materiais mais adequados a uma biblioteca escolar. Quanto a mim não resisti a trazer uns exemplares do Kim Il Sung...

Sem comentários: