quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Léve-léve


São alguns os produtos típicos de São Tomé e Príncipe. Podemos falar do café ou do cacau. Ou das flores típicas como o bico-de-papagaio. Ou ainda dos frutos como o safú, a manga ou a banana. Ainda assim, quem já passou pelas ilhas maravilhosas sabe bem que nada é mais típico em São Tomé do que o léve-léve.
juhiugugug
Como traduzir o léve-léve? Digamos antes de mais que se trata de uma condição sine qua non para se viver em São Tomé. Tudo se desenvolve ao ritmo do léve-léve (para desespero, muitas das vezes, dos estrangeiros e alguns são-tomenses habituados a outros ritmos).
fwfsfsdfgsfs
O tempo na linha do Equador não corre como noutros sítios, alonga-se, espreguiça-se e bronzeia-se à luz e calor tropicais. Quase nada se faz e quase tudo se vai fazendo. Deste modo, quando falamos de léve-léve, falamos de um modo de estar mas, acima de tudo, de um modo de ser.
gfrgrsrre
Neste sentido tratar de um documento numa qualquer repartição pode quase tornar-se uma experiência kafkiana. Os pratos típicos levam longas e infinitas horas a ganharem aquele gosto tão especial. As reuniões começam quando deus quiser...
dfdfdfdfd
O léve-léve apresenta igualmente um forte carga de resignação. Perante as agruras e dificuldades destas gentes a sua resposta é quase sempre a mesma: "Como está? - Léve-léve só!". Ou como diria Sérgio Godinho, cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas...
fggfgfw
Toda esta conversa está ligada ao lançamento do último disco de Kalú Mendes, artista são-tomense, que se intitula exactamente "Léve-léve". A música que dá título ao álbum tem letra de Alda do Espírito Santo, poeta e uma das mais reconhecidas escritoras dos PALOP. Nesta música salienta-se que léve-léve não é desculpa para, literalmente, se ficar sentado à sombra da bananeira!
cccc
Mas nada melhor do que ouvirem em estreia (quase) mundial.
oiyioyoi

4 comentários:

Anónimo disse...

Qual carpe diem?! eu cá prefiro dizer: levé levé.

Anónimo disse...

não se trata de só "dizer", também de sentir.
excelente post

Anónimo disse...

digo léve léve.

Carla disse...

Poucos conseguiriam expressar este léve-léve como tu o fizeste. Aproveito para dizer: a imagem de apresentação do teu blogue está, simplesmente, fantástica.