domingo, 30 de dezembro de 2007

D. Tété


Hoje aniversário da D. Tété. Esta simpática senhora possui aquilo que podemos chamar um restaurante. Isto se não usarmos, é claro, a definição da ASAE. No quintal de sua casa ela costuma servir-nos belo peixe grelhado acompanhado de fruta pão assada ou, em alternativa, alguns dos típicos pratos são-tomenses.
kkkkkk
Hora marcada: entre a uma e as duas da tarde. Para evitar fazer má figura vamos a meio. Somos os primeiros a chegar.

Por volta das duas começam a chegar os primeiros convivas. Naturalmente. Afinal não se tratava de hora de relógio*. Na mesa os pratos mais variados: calulú, caril de frango, carne estufada, polvo, fuba ou banana cozida. Tirando este último, bem longe das minhas preferências, verdadeiros pitéus.


juuuuuuu
Como é óbvio comeu-se e bebeu-se muito bem. Embora a preocupação da D. Tété fosse o facto de "nós" não termos comido quase nada. Por "nós", entenda-se, os professores e únicos brancos na festa.
kkkkkk
Por fim o inevitável pézinho de dança. Com a actuação ao vivo dos omnipresentes Garrido e Equipsom Master.
Se há coisa que não pode faltar jamais em São Tomé é muita música para dançar.
lll
Acabamos por vir embora sem se cortar o bolo. Isso significava o fim da festa. E essa ainda tinha muitas pernas para andar.
wwww
(Entre os convivas podíamos encontrar, por exemplo, a Ministra da Educação de São Tomé e Príncipe. Aqui depressa aprendemos a encarar com naturalidade estas situações.)
jhjjjj
kkkkk
* O tempo tem duas formas de contagem em São Tomé. Temos a hora normal e a hora de relógio. Quando queremos que algo ocorra à hora exacta convém frisar, insistentemente, de que se trata de hora de relógio. Às vezes resulta...

8 comentários:

Anónimo disse...

texto delicioso.

Conheço alguma gastronomia daí graças ao programa "na Roça com os Pratos". Fiquei fã do apresentador João Carlos Silva e das paisagens de S. Tomé e Príncipe. Magnífico.
"Lindo, lindo, liiiiiiindo, bonito, muito bonito".

samya disse...

O teu blog me enche de inveja! Eu estou aqui, neste frio do cão e você vem me falar de sol e banana cozida. Eu posso viver me alimentando so de banana!
Estive no Gabao em 2005 mas não deu pra ir a sao tome, tenho que ir, tenho que sentir esse cheiro morno que tem a africa de novo!
Um grande abraço e escreve sobre politicos que assim eu não sofro!

Mr. Lekker disse...

Realmente o João Carlos Silva é um verdadeiro embaixador das ilhas maravilhosas no exterior. E os pratos sabem tão bem como parecem!!!! Já agora o programa chama-se "Na Roça com os tachos" (não que isso seja importante...).

Mr. Lekker disse...

Cara Samya, percebo que com o frio que por aí se deve sentir estas brisas quentes causem alguma inveja. Embora haja muitas coisas que não sejam de invejar! As bananas por cá são óptimas (e eu que por Portugal nunca como bananas...). E o Gabão, que tal? Estou a pensar ir lá muito em breve. Aconselha?

samya disse...

Aconselho o Gabão sem pestanejar, Libreville é uma cidade sem muitos atrativos, mas mesmo eu que sou brasileira nunca tinha comido um peixe tão bom na minha vida! Acho que o Gabão vale principalmente pelos arredores da capital, pelos vilarejos e pela floresta, a costa que eu conheci é linda, mas praia nao deve te faltar em São Tomé.
Eu gostaria de ter ficado mais tempo, fiquei so um mês e voltei pra ca com um gosto de saudade de não sei bem de quê, mas acho que sei sim, é o sol, eu estou minguando no cinza europeu.

Bom dia de sol pra você!

Woman Once a Bird disse...

Ai ainda por cima o menino fala em dar pulinhos a outros sítios!Dass!

Anónimo disse...

gostava de ver essa festa mas sem fome obrigado....

Anónimo disse...

Pois, com os "pratos" na roça seria difícil : )))

Abraço